sábado, 25 de setembro de 2010

O orgulho do imperador!


Em uma época na qual os poderosos faziam suas leis, quando o mundo era algo a ser conquistado a qualquer preço, reis e imperadores escreveram sua própria historia e inspiram inúmeras lendas.
Uma delas, passada de geração em geração, conta que, ao regressar vitorioso de suas investidas pelo reino da Europa, trazendo riquezas e prisioneiros, um imperador mandou preparar um suntuoso banquete.Ainda embriagado pelo orgulho de suas recentes conquistas disse de ante dos seus convidados:
- Tenho realizado inúmeras conquistas e meu império se espalha por todos os povos e nações!Meu exercito é o mais poderoso do mundo! por isso sou temido pelos meus inimigos e admirado pelo meu povo! A parti de hoje, decreto que devo ser tratado como "deus", pois e isso mesmo que sou:deus!
Os convidados, um bando de bajuladores e aproveitadores, romperam em palmas e gritos, aclamando o imperador: "nosso deus! nosso deus!".
Um sábio viajante, bem sucedido comercialmente do oriente, vendo o delírio insano dos convidado, aproximou-se de soberano e lhe fez um pedido:
Senhor "deus", venho com humildade pedir-lhe ajuda. Tenho, neste instante, uma enorme caravana, carregada com as mais preciosas iguarias, que trago para comercializar em vosso império. São mais de 60 camelos e 120 homens, parados em pleno deserto por uma tempestade de areia. Meu experiente caravaneiro nada pode fazer - disse ele.
Por que te atormenta com tão pouco? Mandarei agora 400 soldados saiam ao encontro da sua caravana, e a resgatem. Em breve, estarão todos aqui e nada será perdido - assegurou o orgulhoso "deus".
O homem ouvindo a resposta, retrucou respeitosamente:
-Não vos incomodeis a tal ponto, senhor "deus", deslocando centenas de homens que, certamente, tem outras funções a se encontrar a vosso serviço. Tão-somente mandai que o vento se aquiete e, assim, em poucos segundos resolvera o problema.
Nesse instante, vendo que não podia realizar tal feito, o imperado sentiu a insanidade de sua pretensão. Como controlar o vento? fez-se então um profundo silêncio naquele imenso salão; ate a musica parou. A multidão entendeu o quão absurda era a comparação de um simples mortal com o próprio DEUS.
Quantas vezes, ainda que não sejamos loucos de nos perdemos em tais devaneios, temos um pouco de orgulho do imperador? Quando julgamos, condenamos ou criticamos alguém, assumimos sem notar, a posição do próprio DEUS. Ate mesmo quando tomamos decisões em nossa vida pessoal sem qualquer consulta ao criador. Chamamos JESUS de SENHOR mas, na verdade, servimos a nós mesmos.
O SENHOR JESUS, certa vez, chamando a intervir em causa alheia, respondeu: "Quem me constitui juiz entre vós?" (lucas 12.14) mostrando o deu cuidado em emitir conceito.Bem disse o apóstolo Tiago:
"Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
vós não sabeis o que sucedera amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas, como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa.
Em vez disso, deveis dizer: Se o SENHOR quiser, não só viveremos, como também faremos isso ou aquilo." (Tiago 12.13-15)
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós e nos ensine a servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário