sábado, 4 de setembro de 2010

Coração X Mente


A fé emotiva e a fé racional são opostas entre si. Enquanto a fé emotiva trata do que se sente no coração ou na alma, a fé racional e inteligente trata de uma certeza no intelecto, na mente. Paulo relata que os que tendem para o Espírito, tendem para a vida, e os que tendem para a carne, referindo-se ao coração, às emoções e aos sentimentos, tendem para a morte.


Muitos caem em tentação porque se deixam levar pelo que seus olhos veem e o seu coração sente. Existe um provérbio que diz: "Aquilo que os olhos não veem, o coração não sente."

É exatamente isso o que acontece: os olhos passam informações para o coração e este aguça o desejo de possuir tal coisa. Na verdade, a pessoa cai justamente naquilo que mais cobiça. Essa cobiça pode ser prostituição, bebida, jogos de azar, etc. É na fraqueza da pessoa que há maior possibilidade de queda.

Foi o caso de Eva quando viu a fruta proibida. Imediatamente, seu coração impôs a vontade de consumi-la. A pessoa é tentada pelo que vê, ouve e sente, mas cabe à pessoa decidir se quer seguir seu coração e cair na tentação, ou rechaçar essa idéia e se manter de pé.

A pessoa deve ter cuidado com o que sente seu coração, pois, por ser enganador e desesperadamente corrupto, apressa-se em render-se aos caprichos e tentações. Por conta disso, o coração é acelerado nas decisões e não procura questionar e avaliar o peso da atitude que irá tomar porque não olha para as possíveis consequências.

É daí que surgem casamentos precipitados, compras, vendas ou negócios errados, enfim, atitudes totalmente contrárias à razão. O que poderia ser evitado, se a pessoa tivesse pensado um pouco mais nas consequências de suas decisões.

O pecado acontece assim: a pessoa vê algo e o coração sente. Este cobiça e impõe seu consumo sem questionar se serve ou não.

Fonte:   Livro "Fé Racional" Bispo Macedo

Não se deixe levar pelo coração, o coração é enganoso, quando você for tomar uma atitude, avalie esta atitude, jamais tome uma atitude mal pensada e avaliada pelo seu coração, pois lá na frente você irá se arrepender, pode ter certeza disso.

Deus abençoe e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário